Serra da Ibiapaba (Serra Grande) - Clima ameno e aconchegante no Ceará
A Serra da Ibiapaba, mais conhecida como Serra Grande, é na sua maior parte, um planalto que vai de Viçosa do Ceará até o município de Parambu, também no Ceará, e separa este estado do estado do Piauí. A Ibiapaba é grande produtora de frutas e verduras, além ser atualmente o celeiro de grandes plantações de flores.
Temperatura: 16 a 28 graus.
Altitude: Cerca de 900 metros em média.
Cidades Principais: Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá e Ipu.
Serras Cearense - Longe da área costeira, o território cearense é marcado por diversas formações montanhosas, com altitudes que chegam a ultrapassar os mil metros. Nestes locais, onde a temperatura mínima chega a 17º C, destacam-se os vales aplainados utilizados para a fruticultura e as nascentes de rios, cachoeiras e fontes de água mineral.
Gruta UbajaraO relevo úmido reúne os maiores potenciais de vegetação do Estado, com florestas possuindo árvores de até 30 metros de altura. As principais reservas do Estado encontram-se nas encostas úmidas das serras, como as Chapadas da Ibiapaba e Araripe, onde estão o Parque Nacional de Ubajara e a Floresta Nacional do Araripe. Nas duas chapadas a altitude varia entre 700 e 900 metros.

O ponto culminante do Estado é o Pico da Serra Branca, localizado no município de Monsenhor Tabosa, com 1.154 metros. Além de pousadas aconchegantes, as regiões serranas possuem uma geografia propícia ao turismo de aventura, com trilhas ecológicas de tirar o fôlego. Os principais municípios serranos para o turismo são Aratuba, Baturité, Guaramiranga, Mulungu, Pacoti, Palmácia e Redenção.





Nenhum comentário:
Postar um comentário