terça-feira, 7 de junho de 2011

Turismo Rural do Ceará

Turismo rural


     O turismo rural é uma modalidade do turismo que tem por objetivo permitir a todos um contato mais direto e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais,através da hospitalidade privada em ambiente rural e familiar.
Atividades turísticas no meio rural
As atividades turísticas no meio rural constituem-se da oferta de serviços, equipamentos e produtos de:
§  Hospedagem
§  Recepção à visitação em propriedades rurais
§  Alimentação recreação, entretenimento e atividades pedagógicas vinculadas ao contexto rural
§  Outras atividades complementares às acima listadas, desde que praticadas no meio rural, que existam em função do turismo ou que se constituam no motivo da visitação.
Nomeadamente, pode apresentar como atração as plantações e culturas em áreas onde as mesmas, porventura, sirvam de referência internacional no chamado agronegócio.
A concepção baseia-se na noção de território, com ênfase no critério da destinação e na valorização da ruralidade. Assim, considera-se território um espaço físico, geograficamente definido, geralmente contínuo, compreendendo cidades e campos, caracterizados por critérios multidimensionais, como ambiente, economia, sociedade cultura, política e instituições, e uma população com grupos sociais relativamente distintos, que se relacionam interna e externamente por meio de processos específicos, onde se pode distinguir um ou mais elementos que indicam identidade e coesão social, cultural e territorial.
Nos territórios rurais, tais elementos manifestam-se, predominantemente, pela destinação da terra, notadamente focada nas práticas agrícolas, e na noção de ruralidade, ou seja, no valor que a sociedade contemporânea concebe ao rural, e que contempla as características mais gerais do meio rural: a produção territorializada de qualidade, a paisagem, a biodiversidade, a cultura e certo modo de vida, identificadas pela atividade agrícola, a lógica familiar, a cultura comunitária, a identificação com os ciclos da natureza.
O Comprometimento com a produção agropecuária identifica-se com a ruralidade: um vínculo com as coisas da terra. Desta forma, mesmo que as práticas eminentemente agrícolas não estejam presentes em escala comercial, o comprometimento com a produção agropecuária pode ser representado pelas práticas sociais e de trabalho, pelo ambiente, pelos costumes e tradições, pelos aspectos arquitetônicos, pelo artesanato, pelo modo de vida considerado típicos de cada população rural.
A prestação de serviço relacionada à hospitalidade em ambiente rural faz com que as características rurais passem a ser entendidas de outra forma que não apenas focadas na produção primária de alimentos. Assim, práticas comuns à vida campesina, como manejo de criações, manifestações culturais e a própria paisagem passam a serem consideradas importantes componentes do produto turístico rural e, conseqüentemente, valorizadas e valoradas por isso.
A agregação de valor também se faz presente pela possibilidade de vertilização da produção em pequena escala, ou seja, beneficiamento de produtos in natura, transformando-os para que possam ser oferecidos ao turista, sob a forma de conservas, produtos lácteos, refeições e outros.
O Turismo Rural, além do comprometimento com as atividades agropecuárias, caracteriza-se pela valorização do patrimônio cultural  e natural como elementos da oferta turística no meio rural. Assim, os empreendedores, na definição de seus produtos de Turismo Rural, devem contemplar com a maior autenticidade possível os fatores culturais, por meio do resgate das manifestações e práticas regionais (como o folclore, os trabalhos manuais, os “causos”, a gastronomia), e primar pela conservação do ambiente natural.
Turismo rural no Brasil
Segundo o documento, do ministério do turismo do Brasil, "Diretrizes para o Desenvolvimento do Turismo Rural", a conceituação de Turismo Rural fundamenta-se em aspectos que se referem ao turismo, ao território, à base econômica, aos recursos naturais e culturais e à sociedade. Com base nesses aspectos, e nas contribuições dos parceiros de todo o País, define-se Turismo Rural como: “o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”.
No Brasil, é muito procurado o turismo rural em fazendas centenárias de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, como também passeios eqüestres no Pantanal mato-grossense e trilhas em fazendas históricas do interior paulista.
Algumas universidades brasileiras oferecem na graduação a disciplina de turismo rural. Como é o caso do curso de graduação em Zootecnia.











O turismo no processo de desenvolvimento rural

O turismo, quando planejado, é uma atividade democrática, pois beneficia tanto o grande empresário quanto vendedor ambulante, traz benefícios econômicos a localidade, gera melhoria da qualidade de vida da população, resgata a cultura local, preserva os patrimônios locais, aumenta a oferta de empregos, incentiva a produção de outros setores. Para isso é necessário que o turismo aconteça partindo de um planejamento prévio, buscando o desenvolvimento sustentável e a participação da comunidade que será envolvida no processo.

Dentro dos segmentos do turismo está o Turismo Rural que segundo definição do livro Turismo não é só diversão do SEBRAE é:

“Tipo de turismo que aproxima o homem urbano do homem do campo. Caracteriza-se fundamentalmente pelo contato do homem junto ao meio rural, onde o turismo poderá conviver com a rotina das fazendas ou sítios, onde visualizará as lides campeira. Explora as atividades do meio rural, sejam elas desenvolvidas em pequenas, médias ou grandes propriedades”.
Hoje, devido a época que vivemos, tanto o turismo rural quanto o ecoturismo têm sido uma tendência. Esses dois tipos de turismo estão em franca expansão, não só no Brasil quanto no mundo todo. Um dos fatores que explicam esse processo de fuga do turismo de massa (turismo praticado por grande número de pessoas em períodos de férias ou feriados, onde o turista não interage com o local. Como exemplo tem os resorts e parques temáticos), é, segundo Beni:

“O homem moderno deste final de século, mergulhado em uma cultura que não lhe pertence, que tem acesso aos meios de comunicação tecnicamente perfeitos, mas que não sabe comunicar-se consigo mesmo e com os outros, que no verão se refresca com ar-condicionado e no verão bronzeia-se com raios ultravioletas, possui uma mente que resiste a essa nova escravidão e anseia pela liberdade antiga e seu domínio da natureza. O que sente, na realidade, é um desejo de fuga das cadeias diárias.
E para onde ele quer ir? Para a mãe Terra...”“.
O turismo rural no Brasil é considerado pela EMBRATUR como diversificação do produto turístico nacional. E dentre as diretrizes traçadas estão: equilibrar a conservação e o desenvolvimento dos recursos turísticos, criarem uma oferta de alojamento e recreação não concentrada e de pequena escala; promover um turismo organizado e administrado pela população rural.
Para Etges, o turismo rural é a criação de uma nova alternativa econômica para o interior do país, aproveitando as propriedades e os recursos naturais existentes, além da cultura e dos costumes da população. Para o sucesso dessa alternativa é necessário o comprometimento da comunidade e o apoio do poder público. Também aborda que o que atrai o turista é a vida do agricultor. Uma opção é o visitante dormir na hospedaria e alimentar-se junto com a família, integrando-se com sua forma de viver e conhecendo sua alimentação típica.
Os benefícios que a comunidade teria com o turismo rural seriam basicamente:
• Gerar uma alternativa de renda;
• Animar a economia rural;
• Gerar empregos diretos e indiretos;
• Contribuir para a redução do êxodo rural;
• Contribuir para a preservação dos valores culturais;
• Buscar o resgate da auto-estima do homem rural;
• Proporcionar novas atividades nas propriedades agropecuárias voltadas ao turismo receptivo. 
O Brasil precisa investir em novas formas de desenvolvimento, principalmente as de base local. Aquele conceito de que desenvolvimento está associado à busca de novas indústrias deve ficar no passado. Hoje o desenvolvimento deve estar aliado ao bem estar das populações locais e a sustentabilidade como garantiam da conservação dos recursos para as gerações futuras. Sendo assim, a prática do turismo rural sustentável estaria proporcionando as comunidades rurais uma nova alternativa de desenvolvimento.





CONCLUSÃO
O turismo rural vem crescendo como uma das modalidades do turismo,fazendo assim parte importante nas cidades que não mostram apenas suas praias,mas suas particularidade do sertão trazendo cada vez mais turistas de todo Brasil,para ver essa paisagens tão diferentes.

BIBLIOGRAFIA
Wikipedia,GOOGLE 


segunda-feira, 6 de junho de 2011

Turismo Cidadania e Educação Ambiental Cap.7º

 Curso Gestão em Turismo
   Prof. Marcos Vieira

Capitulo 7º
Turismo cidadania e Educação Ambiental

     *Foram criados os direitos ambientais para a proteção da fauna e da flora.
     *Passando assim a fazer parte da cidadania porque para se poder viver bem é preciso está em um meio ambiente preservado. 
    *Mas há uma espécie de consenso de que as leis ambientais no Brasil são excelentes,mas não são cumpridas.    
  *Os meios de comunicação de massa são os principais informadores e formadores de opinião mas não são capazes de formar uma consciência ecológica.    
    *A consciência ambiental,na qual está contida a necessidade de melhor qualidade de vida,vai-se formando e consolidando no cidadão comum,integrante da chamada maioria silenciosa.     
   *Os princípios que mantém a pratica da educação ambiental foram desenvolvidos ao longo do mesmo período histórico em que se desenvolvem o processo de conscientização do homem a respeito dos problemas ambientais.  
      *O turismo é um direito de todos e deve-se fazer um esforço para que seja exercido pela maioria das pessoas.Com esse direito ampliado,ocorre uma pressão maior sobre os recursos naturais que são o atrativo principal e a razão de ser da atividade turística.



Áreas Naturais Protegidas Cap.6º

Capitulo 6°
Áreas Naturais Protegidas
   *O Brasil tem uma grande biodiversidade que vem sendo destruída a cada dia.
 
   *Essa destruição dos recursos naturais predomina,pois o desenvolvimento do país está diretamente vinculado á exploração desses recursos.
 
   *Foram criadas algumas reservas para a proteção dos animais,plantas e índios para que não fossem totalmente extintos.
  
   *Mas em algumas dessas reservas naturais está havendo má administração,porque está acontecendo a exploração do turismo de natureza.
   
   *Assim ocorrendo vários impacto no meio ambiente,e mais poluição para essas áreas que deveria ser protegidas.
  
    *Isso pode ser mudado se os administradores dessas reservas seguirem algumas recomendações que podem proteger essas reservas.
    
     *Mais pode se adotar planos de ação para que o turismo não afete tanto essas reservas e seja feito com responsabilidade,assim o meio ambiente não vai ser tão afetado.




Áreas Naturais Protegidas Cap.6º

Pensando Ecologia

Áreas Naturais Protegidas Cap.6º

Pensando Ecologia

quinta-feira, 2 de junho de 2011

COMIDAS TÍPICAS E DANÇAS DA ÁFRICA

omidas típicas e danças da Africa do Sul .

A culinária da África do Sul é bastante variada. Deriva:
• Dos costumes indígenas de tribos como os Khoisan, Xhosa e Sotho;
• Dos costumes estrangeiros introduzidos durante a época colonial por descendentes afrikaners e britânicos, assim como por seus escravos e serventes - isto inclui as influências da culinária malaia dos povos provenientes da Malásia e de Java.
A culinária sul-africana é fortemente baseada em carne e gerou a reunião social tipicamente sul-africana chamada braai. A África do Sul também se tornou num grande produtor de vinho, possuindo algumas das melhores vinhas do mundo nos vales em torno de Stellenbosch, Franschoek e Paarl. A pouco habitual comida rápida que consiste de grilos fritos também é comum na África do Sul.


 Camarões ... repare no tamanho do camarão... Enorme.!!!... a primeira vez que me apresentarão esse shrimp na Africa do Sul, achei que fosse outra coisa.....Inclusive na Africa do Sul a denominaçao para este camarao é Prawn ( por que segundo eles o Prawn é maior do que o Shrimp)......Na verdade é muito dificil encontrar nos restaurantes ( tanto na África do Sul quanto em Moçambique) pratos feitos com o Shrimp (o nosso camarãozinho.....)

Essa Matapa foi acompanhada pela Papa .... essa papa, é uma comida tipica de quase toda a Africa.... feita de maize ( semelhante ao milho, porém maior ...seu gosto é um pouco diferente)Já para o meu paladar... a Papa não tem gosto de nada..... acho que por isso que ela sempre vem acompanhada de Muita pimenta...(apresenta a mesma função que o arroz tem no Brasil- acompanhar a mistura )... é bem cosistente...a forma usual de comer é pega-la com a mão e depois inseri-la no molho. ....Colocando o pingo no "i " quem come a Papa é toda a Africa negra... sei lá....por que raios mas, os brancos não gostam da Papa.





 A história da dança na África do Sul é marcada pelas guerras, caças, festejos de casamento, dentre outros.
São apresentadas através de sons e músicas regionais, que enriquecem os movimentos, dando maior entusiasmo aos ritmos.
A tradição das danças estão diretamente ligadas ao teatro, às misturas de sons e aos próprios movimentos. Danças que apresentam lutas pessoais, que contam a tradição dos mineradores, os ritmos tribais, etc.
Há também apresentações de ballet clássico, onde bailarinos locais apresentam os ballets de repertório com bailarinos já consagrados no exterior.
Dentre as produções mais recentes, podemos destacar o projeto voltado para jovens pacientes da unidade de oncologia do hospital infantil da Cruz Vermelha, onde os mesmos assistiram a apresentações de ballet.
A Cidade do Cabo possui uma ilustre história, elaborada por Dulcie Howes, da academia Doto Ballet, em 1934.
Após sua criação, desenvolveram vários espetáculos que foram patrocinados pelo governo, mas a partir de 1994, estas deveriam se tornar independentes financeiramente, levando a vários cortes de bailarinos que compunham o corpo de baile.

1 COMENTÁRIOS:


♥laisla disse...
Esta postagem foi removida pelo autor.

POSTAR UM COMENTÁRIO